quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

natal Independente

No programa Olhar Independente que antecede o natal, sábado 19/12/09, vamos exibir dois curtas que retratam a cultura popular do Rio Grande do Norte. Ianne Lee fala um pouco sobre a produção do documentário “Brincadeira de criança”, na seqüência exibiremos o curta.

Depois temos o documentário “Congo de guerra - o que dá na língua dá no pé”, acompanhado da entrevista com uma das diretoras do vídeo, Cleidiane Vila Nova.

Não perca!


Todos os sábados às 16h30 com reprise na quarta as 19h30


Sinopse de curtas:
BRINCADEIRA DE CRIANÇA

A brincadeira infantil, em todo o seu frescor sagaz, é o tema deste vídeodocumentário onde crianças comentam seus principais divertimentos em um espaço tomado como delas. “Biloca”, “amarelinha”, “passa-anel” e outras diversões, são mostradas por seus pequenos participantes, que narram suas atuações e perpetuam o jeito de brincar de muitos pessoas de várias épocas. É o momento onde o entretenimento de ontem e hoje se unem naturalmente, permitindo inovações e releituras possíveis, onde a inocência não é defeito, mas sim característica.


CONGO DE GUERRA - o que dá na língua dá no pé
O registro de um dos grandes Autos Potiguares que revela não apenas uma dança do nosso povo, mas sim a alegria e o prazer de viver a cultura do RN, demonstrado através dos depoimentos de verdadeiros mestres locais; Seu Tião e Zé Baracho. Trata-se de uma dança de cordões (azul e encarnado), com ritmo acelerado e letras que falam sobre a Guerra do Congo e a soberania da Rainha Ginga. O vídeo mostra a materialização da resistência de uma manifestação cultural que, com o passar do tempo, modificou-se ao ponto de tornar-se original e único e com grande importância histórico-cultural.



Nenhum comentário:

Postar um comentário