domingo, 25 de outubro de 2009

Há um ano no ar!

Olhar independente - o espaço da produção audiovisual

Há um ano o telespectador potiguar teve acesso à produção audiovisual local. Documentários, ficções, videoclipes, animações, vídeos experimentais, dentre outros gêneros e formatos foram exibidos em rede de TV aberta. Através do programa Olhar Independente da TVU/RN que neste mês de outubro completa um ano promovendo a interação da Televisão Universitária com os produtores independentes.

O Olhar Independente é um espaço destinado à produção audiovisual do Rio Grande do Norte e do Nordeste. Uma iniciativa que ocorreu no momento em que nacionalmente as emissoras educativas e culturais estavam valorizando as produções independentes, em função da constituição da Empresa Brasil de Comunicação do Governo Federal.

Uma iniciativa inovadora, no que diz respeito à grade de programação das TVs locais. O programa exibe semanalmente curtas metragens, e entrevista os realizadores com o intuído de divulgar e desmistificar o processo de produção. Uma escola para os curiosos do audiovisual, uma vitrine para os produtores, e uma opção de entretenimento e informação para o telespectador potiguar que a partir do programa pode se ver, vendo a identidade local retratada nos curtas exibidos. O audiovisual potiguar vem mostrando a sua cara. No período de um ano foram produzidos 50 programas, exibidos 120 curtas e 51 realizadores entrevistados.

No próximo sábado 31 de outubro será exibido o programa especial de um ano do olhar independente, produtores e representantes do audiovisual no estado participam deste programa, onde também será exibido o documentário inédito “Cordel - do povo para o povo” da documentarista Rita Machado.

Programa Olhar Independente
Todos os sábados às 16h30
Reprise na quarta às 19h30


A equipe do programa
direção: Rosália Figueiredo
direção de fotografia: Cláudio Cavalcante,
produção e apresentação: Érica Lima
edição: Mário Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário